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Artigo

As inovações nos extractos de canábis atraem novos grupos demográficos

02 de outubro de 2024 por SOMAÍ Pharmaceuticals

Surgem tendências interessantes quando examinamos os maiores mercados de extractos na indústria global da canábis. Estas tendências sugerem que as inovações levam novos grupos demográficos a adotar produtos de canábis extraídos como o seu método de consumo preferido. Vamos examinar alguns mercados estabelecidos que lideram globalmente a aquisição de extractos. 

Os consumidores de canábis dos EUA têm acesso a produtos originais e inovadores

A tendência para diversos produtos de extrato para servir uma base de clientes diversificada era clara nos mercados dos Estados Unidos, mesmo há mais de uma década, à medida que surgiam cada vez mais variedades de extractos para satisfazer as preferências de cada indivíduo. As gotas orais, as tiras sublinguais de canábis, as cápsulas de gel, as gomas, as bebidas, os chocolates, as aplicações transdérmicas, as loções, os géis, os concentrados, os shatters, os crumbles, os vapes e muitas outras formulações criativas aumentaram nos Estados Unidos. O grande volume de escolha impulsiona a acessibilidade, uma vez que os doentes e os consumidores podem facilmente encontrar produtos que satisfaçam as suas necessidades. 

Os extractos de canábis alemães estão prontos para crescer em concentrados e não só

A Alemanha tem potencial para uma indústria avançada de extractos de canábis, mas, na realidade, o sector está atrasado. A canábis é legal na Alemanha desde 2017, mas os extractos não passaram de gotas orais básicas feitas a partir de petróleo bruto de mau sabor e com uma diferenciação limitada. 

Atualmente, os extractos representam apenas 20% do mercado de consumo. Na Alemanha, existem apenas 13 marcas de extractos e, mesmo entre as mais populares, os produtos oferecidos são basicamente os mesmos. 

O interveniente mais importante, por uma larga margem, é a Tilray, com cerca de 50% da quota de mercado alemã de extractos de canábis segurados. Foi a primeira a oferecer extractos na Alemanha e tinha as equipas de vendas mais sólidas. A quota de mercado da Tilray reflecte o seu sucesso ao chegar primeiro ao mercado e ao criar um extrato fácil de compreender e dispensar. Outras marcas de extractos na Alemanha fabricaram produtos praticamente idênticos e gastaram milhões a tentar destronar a Tilray, e foram precisos anos para que estas empresas começassem a inovar. Tenho esperança de que, em breve, vejamos produtos inovadores a abrirem-se a mais grupos demográficos e a responderem à necessidade de várias ofertas. 

Com as recentes notícias sobre a legalização da canábis na Alemanha, o mercado alemão está prestes a mudar radicalmente. As ofertas de extractos dos operadores alemães começarão a igualar as dos mercados mais robustos.

Os extractos de cannabis do Reino Unido apresentam um desenvolvimento lento e constante dos concentrados

O Reino Unido é um exemplo de um mercado que se situa a meio da escala entre a inovação e a estagnação. As inovações no sector estão a ocorrer a um bom ritmo; há uma mistura de produtos da geração mais antiga, como na Alemanha, mas os novos factores de forma e as inovações também são proeminentes. 

Os extractos representam cerca de 20% do mercado também no Reino Unido, mas estão disponíveis para os consumidores 63 formatos de extractos registados. A principal marca de extractos no Reino Unido é a CuraLeaf. 

A maior parte da quota de mercado ainda vai para as soluções antiquadas de gotas orais de petróleo bruto, principalmente devido ao custo, mas outros factores de forma como os vaporizadores e as gomas estão a remodelar a forma como os doentes do Reino Unido consomem a sua canábis. À medida que mais produtos extraídos de alta qualidade entram no mercado, mais grupos demográficos que simplesmente não gostam de fumar e detestam o sabor do petróleo bruto adoptarão a canábis.

Extractos de canábis australianos lideram o caminho na escolha do paciente

A Austrália é o país de eleição, com mais de 300 produtos de extractos listados no mercado e uma quota de mercado global de extractos de 25% e em crescimento, de acordo com os dados disponíveis da NostraData. A proliferação de cadeias de clínicas fora do modelo tradicional de farmácia significa que a verdadeira extensão das vendas, especialmente em formatos menos comuns, é desconhecida. No entanto, os resultados financeiros mostram que os extractos constituem um sector de mercado cada vez mais importante. 

A julgar pelos dados de farmácia de ponto de venda disponíveis na NostraData em 2023, a Cannatrek é a marca de extractos australiana número um. A marca detém uma posição dominante sobre outros fabricantes como Althea, Little Green Pharma e Levin Health

A aquisição da MedReleaf pela Aurora ilustra a atenção crescente que a Austrália está a merecer por parte das empresas públicas norte-americanas, como a Aurora Cannabis, o Cronos Group e a Canopy Growth, devido à dimensão e amplitude potenciais do mercado australiano. 

Existem muitas diferenças entre as indústrias de extractos da Alemanha, do Reino Unido e da Austrália, principalmente com base na capacidade dos australianos de se abastecerem de produtos de outros países; exigem a certificação GMP, mas não a certificação EU-GMP necessária para os países europeus e o Reino Unido. Isto torna ainda mais fácil para os distribuidores australianos de canábis obterem vários produtos de extrato, uma vez que existem poucos fabricantes EU-GMP - e ainda menos que se tenham concentrado na compilação de uma carteira diversificada. 

Extractos de cannabis nos mercados emergentes

Os mercados emergentes, como a França, que seguirão os quadros de dosagem acabada, darão prioridade à diversidade e ao individualismo dos produtos para serem aceites. 

Outros países que utilizam apenas extractos, como a Espanha e o Brasil, estão apenas a começar a explorar produtos em fase inicial. Com o tempo e a regulamentação, estes mercados avançarão em breve para produtos de fase superior; começarão com extractos brutos, passarão a diferentes formas de gotas orais com melhor sabor e desempenho e, depois, avançarão para outros formatos mais populares, como vapes e gomas. Os fabricantes que cumprem as BPF da UE são responsáveis pelo desenvolvimento de mais produtos, e os reguladores que proíbem determinados formatos partilham a responsabilidade pela inovação. 

O futuro da inovação na indústria global de extractos de cannabis

Os EUA têm uma quota de quase 40% de produtos extraídos, com os distribuidores a oferecerem todas as formas que os consumidores procuram em mercados competitivos. A regulamentação - ou a falta dela - criou oportunidades para os extractos chegarem a todos os grupos demográficos de adultos. Os mercados globais estão apenas a começar a despertar para a diversidade, à medida que novas formas de gotas orais, vaporizadores e comestíveis entram nos mercados. A tendência para melhorar as ofertas irá estimular a adoção de extractos. A flor será sempre rei, mas uma percentagem igualmente influente de pessoas prefere os extractos como um tratamento sustentável para o que as aflige.

Este artigo de Michael Sassano foi originalmente publicado em Kautinvest.