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Artigo

Imparidade versus presença de canábis: O debate internacional sobre a condução sob o efeito da canábis continua

29 de outubro de 2024 por SOMAÍ Pharmaceuticals

Em todo o mundo, continua o debate sobre a forma de quantificar a presença de canábis no organismo de um indivíduo e a sua relação com a capacidade de conduzir um veículo. 

Ninguém neste debate acredita que alguém incapaz de conduzir deva sentar-se ao volante de um automóvel. Em vez disso, a questão reside na dificuldade de criar uma regra única para uma questão muito complicada: como avaliar se alguém está demasiado incapacitado para conduzir um veículo. 

Várias partes propuseram vários parâmetros, incluindo a presença de canábis na saliva, os níveis de canábis no sangue e a incapacidade real.

Leis sobre a canábis e a condução nos EUA

Durante mais de duas décadas, os EUA estudaram os efeitos da canábis na condução e dispõem de uma grande quantidade de informação. No entanto, apesar do volume de estudos, os decisores políticos não chegaram a um consenso, o que não é surpreendente, dadas as nuances biológicas da canábis (em comparação com uma substância como o álcool). 

Uma das principais questões subjacentes à definição de deficiência é a quantificação da cannabis no sistema. Quando se fuma canábis, a absorção e a incapacidade variam muito, dependendo de vários factores. 

Estratégias sugeridas para abordar o consumo de cannabis e a condução nos EUA

Uma sugestão para abordar a questão do consumo de cannabis e da condução é uma abordagem de três níveis para quantificar a incapacidade. 

O primeiro nível é baseado nos efeitos. Neste caso, os agentes da autoridade procuram provas de que existe uma deficiência e que esta se deve ao consumo de uma droga. Testes comummente aceites, como a capacidade de andar em linha reta, podem demonstrar que um condutor está incapacitado. Uma abordagem baseada nos efeitos pode ajudar a compensar o facto de diferentes métodos de consumo de cannabis produzirem os efeitos mais fortes em momentos diferentes; fumar cannabis tem os seus efeitos mais potentes nos primeiros 20 a 30 minutos após o consumo, enquanto as doses orais podem fazer efeito após uma hora de consumo. 

Se o método baseado nos efeitos não for claro, os agentes da autoridade podem medir a quantidade de THC no organismo de um indivíduo. No entanto, ao contrário do álcool, o THC pode permanecer no organismo durante longos períodos e acumular-se ao longo de horas, dias e meses, o que torna muito difícil estabelecer uma regra de presença simples. 

O terceiro nível de teste é um limiar quantitativo. Muitos estados dos EUA adoptaram um sistema de avaliação baseado na presença de THC na corrente sanguínea, embora esse nível varie consideravelmente de estado para estado. Em Ohio e Nevada, considera-se que mais de 0,2 ng/ml de sangue é considerado como estando alterado, enquanto no Colorado, Illinois, Montana e Washington, 0,5 ng/ml é considerado como estando alterado. Além disso, um estudo de 2007 sugeriu que 0,7 a 1,0 ng/ml se qualifica como deficiência. Um artigo governamental de acompanhamento de 2019 reafirmou essencialmente esta posição. Apesar das leis existentes, um estudo recente lançou dúvidas sobre a capacidade de realmente definir limites quantificáveis para medir a deficiência do THC. A simples presença não é a resposta, e o estabelecimento de padrões de deficiência seguros e justos está a revelar-se difícil. 

Legislação alemã sobre a cannabis e a condução 

A Alemanha, o Reino Unido e a Austrália são os dois países mais progressistas no domínio da cannabis medicinal que se debatem atualmente com a questão da incapacidade de conduzir devido à cannabis. Atilla Ldil, colaborador alemão, explica a abordagem do país:

Atualmente, as leis alemãs sobre a condução de canábis fazem a distinção entre doentes medicinais e consumidores "recreativos", mas estas leis continuam a causar problemas significativos aos doentes. Apesar de ser legalmente permitido conduzir seguindo as diretrizes médicas, a aplicação da lei continua a ser inconsistente. As paragens arbitrárias da polícia, os testes dispendiosos e onerosos, bem como as sanções das autoridades de licenciamento, não só ameaçam a segurança financeira de muitos doentes, como também, muitas vezes, o seu futuro profissional. As avaliações psicológicas, a que muitos são obrigados a submeter-se, são dispendiosas e frequentemente conduzidas por avaliadores que criticam a canábis, o que leva a avaliações negativas - mesmo quando os doentes passam nos testes. Como resultado, alguns doentes perdem a carta de condução e, com ela, a capacidade de exercer a sua profissão ou de gerir a sua vida quotidiana de forma independente. As histórias de vida destes indivíduos são marcadas pela discriminação, estigmatização e ameaças existenciais, todas elas exacerbadas por um sistema jurídico que ainda não aceita totalmente o consumo de canábis, mesmo para fins medicinais. 

O novo limite de THC de 3,5 nanogramas aplica-se apenas a utilizadores recreativos, não a doentes. Os condutores que não apresentem perturbações e que tenham um nível de THC no sangue inferior a este limite não devem ser sujeitos a sanções ou avaliações adicionais. No entanto, muitos doentes continuam a enfrentar uma grave discriminação e obstáculos burocráticos dispendiosos no que respeita ao seu direito de conduzir".

Cannabis e leis de condução em Inglaterra

A colaboradora inglesa Rupa Shah, do Relief U.K., fornece uma perspetiva interna sobre a canábis e as leis de condução no Reino Unido:

"Em Inglaterra, as leis sobre a condução com cannabis centram-se na presença de THC no sistema do condutor, com uma aplicação rigorosa apesar da evolução do panorama da cannabis medicinal. A lei atual estabelece um limite legal muito baixo de 2 microgramas de THC por litro de sangue, reflectindo uma postura de tolerância zero. A polícia avalia a incapacidade através de uma combinação de testes de observação, como a verificação de olhos vermelhos ou comportamento invulgar, e testes formais de incapacidade na estrada, como andar em linha reta. Além disso, são utilizadas zaragatoas orais para detetar a presença de THC, embora estes testes apenas indiquem um consumo recente, e não uma deficiência efectiva.

Se um condutor for suspeito de estar embriagado, pode ser levado a uma esquadra da polícia para fazer uma análise ao sangue, que se torna a principal prova nos casos de condução sob o efeito de drogas. Embora a presença de THC acima do limite legal resulte em sanções, esta abordagem tem sido criticada por não conseguir distinguir entre a deficiência e os vestígios residuais em doentes com canábis medicinal. A defesa médica permite a condução com uma receita médica, desde que o condutor não esteja afetado, mas os doentes continuam a enfrentar desafios legais devido à discrepância entre a presença e a afetação.

A falta de correlação entre os níveis de THC e a incapacidade levanta preocupações quanto à equidade, em especial para os consumidores de cannabis medicinal que podem ter níveis elevados de THC sem qualquer incapacidade funcional. Os apelos à reforma sugerem a adoção de uma abordagem mais matizada, semelhante à diferenciação alemã entre utilizadores medicinais e recreativos, para equilibrar a segurança rodoviária com os direitos dos doentes".

Cannabis e leis de operação de veículos na Austrália

A Austrália, como muitos outros locais, define a presença de canábis como uma deficiência, o que é a forma mais extrema e arcaica de proibição. Mais uma vez, embora ninguém queira condutores com deficiência, a presença de THC em controlos rodoviários aleatórios com uma simples zaragatoa na boca não pode ser uma abordagem civilizada. Não há muito para defender esta posição, exceto a abundância de cautela, que é difícil de contestar tendo em conta os parâmetros de segurança pública. Por mais errado que seja, o debate continua.

A colaboradora australiana Elizabeth Warburton, de Nativva, observa: 

"... na Austrália, a canábis é o único medicamento legalmente prescrito para o qual se perde a carta de condução se o resultado do teste for positivo. A legislação australiana não tem em conta a diferença entre presença e deficiência, tornando a canábis medicinal inacessível aos australianos que necessitam de conduzir no seu quotidiano. As actuais leis de condução são proibitivas e discriminatórias, uma vez que as penas para os testes positivos de cannabis são mais severas do que as penas enfrentadas pelos condutores com um teste positivo de álcool no ar expirado. Estas leis significam que os doentes não podem sequer tomar um óleo de espetro total com quantidades mínimas de THC sem receio de perderem a sua carta de condução e o seu sustento, o que está a impedir resultados positivos em termos de saúde em todo o país." 

O colaborador Fadi Roumieh acrescenta:

"Os pacientes que consomem canábis medicinal registam melhorias significativas em várias medidas de qualidade de vida relacionadas com a saúde e um aumento da função ao longo do tempo. Um ensaio aberto recente produziu resultados positivos no desempenho de condução simulado e percepcionado em doentes que tomam canábis medicinal. O estudo sugeriu um impacto negligenciável no desempenho da condução. Além disso, estão em curso ensaios financiados pelo governo que visam reforçar os argumentos a favor da alteração das leis de condução na Austrália.

O futuro da canábis e das leis de condução

Enquanto o debate prossegue em todo o mundo, podemos ter a certeza de que a presença de THC por si só, medida através de um esfregaço bucal, é insuficiente para avaliar a intoxicação sem outras orientações concretas sobre a deficiência, a fim de evitar uma subjetividade injusta. Os níveis de canábis no sistema, por si só, podem não ter em consideração as necessidades médicas e a tolerância dos indivíduos. Ninguém quer condutores com deficiência na estrada, pelo que temos de desenvolver regulamentação que proteja tanto a segurança pública como os direitos dos doentes.

Este artigo de Michael Sassano foi originalmente publicado no Benzinga.